A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso.
(2:46)
Esteja você executando aplicações que compartilham fotos com milhões de usuários móveis ou apoiando operações essenciais da sua empresa, uma plataforma de serviços em nuvem oferece acesso rápido a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Com a computação em nuvem, não é preciso realizar grandes investimentos iniciais em hardware e perder tempo nas atividades de manutenção e gerenciamento desse hardware. Ao invés disso, é possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua mais recente ideia ou operar o departamento de TI. Você pode acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e pagar apenas pelo que usa.
A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicação via Internet. Uma plataforma de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services, é proprietária e faz a manutenção do hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicação, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa por meio de uma aplicação web.
Obtenha uma solução na nuvem em minutos
Experimente a AWS gratuitamente
- Crie uma conta da AWS
- Execute uma máquina virtual
- Armazene mídia e arquivos
Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que seria possível normalmente. Como a utilização de centenas de milhares de clientes é agregada na nuvem, provedores como a Amazon Web Services conseguem alcançar economias de escala maiores, o que se traduz em preços mais baixos com pagamento conforme o uso.
Elimine as suposições ao determinar sua necessidade de capacidade de infraestrutura. Ao tomar uma decisão sobre a capacidade, antes da implementação do aplicativo, você frequentemente lida com a ociosidade de recursos caros ou com limites de capacidade. Com a computação em nuvem, esses problemas desaparecem. Você pode acessar o quanto precisar, além de aumentar e reduzir a escala conforme for necessário com apenas alguns minutos de antecedência.
No ambiente de computação em nuvem, recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, o que significa que o tempo necessário para disponibilizar estes recursos aos desenvolvedores é reduzido de semanas para apenas minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização, pois o custo e tempo necessários para experimentar e desenvolver é significantemente mais baixo.
A computação em nuvem tem três tipos principais que são comumente chamados de Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). A seleção do tipo certo de computação em nuvem para suas necessidades pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio certo de controle e evitar trabalho pesado indiferenciado. Saiba mais sobre os diferentes tipos de computação em nuvem.
Centenas de milhares de clientes participam da comunidade da Amazon Web Services (AWS) e usam as soluções da AWS para criar seus próprios negócios. A plataforma de computação em nuvem AWS fornece a flexibilidade de criar do seu modo o aplicativo, independentemente do tipo de uso ou do setor. Você pode economizar tempo, dinheiro e permitir que a AWS gerencie a sua infraestrutura, sem comprometer a escalabilidade, segurança ou confiabilidade. Saiba mais sobre as soluções em nuvem da AWS.
A Amazon Web Services (AWS) oferece um conjunto amplo de serviços globais de computação, armazenamento, banco de dados, análise, aplicativos e implementação que ajudam as organizações a se moverem mais rapidamente, baixarem custos de TI e escalonarem aplicativos. Saiba mais sobre os produtos da AWS disponíveis na nuvem.